Donkey Kong 64

De Wiki Donkey Kong
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Titulo do Jogo

Donkey Kong 64 é um jogo da série Donkey Kong para o sistema Nintendo 64. Neste jogo temos o retorno de Donkey Kong (só disponível no primeiro Donkey Kong Country) e Diddy Kong contando com a participação de mais 3 personagens totalmente novos. O jogo, como Donkey Kong Country fez antes no SNES, revoluciona nos gráficos, sendo o primeiro jogo do Nintendo 64 onde o Expansor de Memória é necessário para jogar. A entrada do jogo mostra Rap fazendo as apresentações dos personagens, falando de suas qualidades e poderes. O objetivo do jogo é achar as 8 chaves que prendem K. Lumsy, um imenso Kremling que não quer obedecer K. Rool, e poder deter a imensa Blast-O-Matic com a qual o crocodilo planeja destruir a Ilha DK.

Historia[editar]

Muito longe das Ilhas DK, uma misteriosa ilha movel aparece nos mares. Por dentro, aparece K. Rool com uma arma chamada Blast-O-Matic pra finalmente destruir a Ilha DK, por causa do defeito do computador principal a ilha toda perde o controle colidindo em uma gigantesca pedra e encontra o seu alvo.

Vendo que o computador vai demorar pra ser consertado K. Rool decide avisar a Kremling Krew pra roubar as Bananas Douradas & aprisionar os 4 Kongs permitindo ganhar tempo de arrumar. Squawks aparece na Casa da Árvore de DK avisando este que sua outra horda foi roubada, DK vai no Laboratório de Cranky pra saber mais informações. Cranky Kong explica pro DK que seu objetivo e dar poções que contem habilidades diferentes, ele avisa pro seu neto que só recebera a primeira poção quando passar por todos os desafios. Depois de passar por todos os desafios Donkey Kong ganha uma habilidade nova da poção de Cranky, já de iniciar sua jornada de salvar os outros Kongs e reivindicar seu tesouro de Bananas.

No início de sua busca, Donkey Kong se encontra com o barco de K. Rool onde vai numa ilhota se encontrando com um gigantesco Kremling chamado K. Lumsy sendo que este pede ajuda pro DK pra liberta-lo. O gorila encontra a sua primeira banana perto da entrada da Selva Apanhada que a usa pra tirar o B. Locker do caminho e entra na selva.

Já na Selva de Gracejos, Squawks informou ao DK de reunir as bananas antes de ir para o portal de Troff & Scoff. Ele, então, partiu para encontrar as suas Bananas Douradas. Ao longo do caminho, ele se encontra com Funky Kong que tem seu arsenal, visitou o ex-técnico do Blast-O-Matic Snide que faz um trato de ajudar os Kongs em troca das plantas, entrou em sua primeira Arena de Batalha que ganhou uma Coroa e resgata Diddy o que ganha a Banana Dourada depois. Já no portal de Troff & Scoff, são recebidos 60 bananas a fim de lutar contra o Army Dillo que é derroto e ganha a primeira chave da gaiola de K. Lumsy.

DK e Diddy em seguida retornaram com a primeira chave para K. Lumsy e desta vez a entrada da Asteca Zangada foi aberta. Antes de entrarem, eles tiveram que mostrar 5 Bananas Douradas pro B. Locker. Já neste mundo, a dupla visita a Candy Kong que tem uma loja musical que esta oferece os instrumentos musicais e a segunda Melancia pra que sua jornada fique um pouco mais fácil. DK resgata Lanky Kong & Diddy resgata Tiny Kong ganhando suas Bananas Douradas e as bananas soltas. Diddy em seguida, deu 120 bananas soltas para Troff & 'Scoff, a fim de enfrentar o segundo guardião da chave de K. Lumsy chamado Dogadon.

Os 4 Kongs retornam com a segunda chave de K. Lumsy sendo que este levanta uma plataforma abrindo uma porta que leva a entrada para Fábrica Frenética e abriu também a porta de entrada para Galeão Sombrio (ambos esses lugares ficam na base móvel da Kremling Krew). Antes disso, Tiny Kong visita à Fada Banana sendo que esta lhe da uma câmera para recuperar 20 fadas. O quarteto tiveram que mostrar 15 Bananas Douradas para Locker B. pra deixar entrar na Fábrica Frenética. Lá, Lanky liberta Chunky Kong e os outros quatro fazem a mesma coisa de sempre: reunir as suas bananas soltas e encontrar as Bananas Douradas. Donkey Kong também teve que jogar o jogo de arcade Donkey Kong duas vezes a fim de obter a Moeda Nintendo que se tornara importante mais tarde. No portal de Troff & Scoff, Tiny Kong deu 200 bananas e enfrentou o terceiro guardião de K. Lumsy chamado Mad Jack.

Os Kongs então mostram as 30 Bananas Douradas para B. Locker na entrada do Galeão Sombrio. O quinteto fizeram as mesmas tarefas que tinham que fazer nos mundos anteriores. Os Kongs então adquiriram 15 Medalhas Banana pra jogar o jogo Jetpac a fim de ganhar a Moeda Rareware que tambem sera importante mais tarde. No portal de Troff & Scoff, Lanky deu 250 bananas a fim de enfrentar o quarto guardião da chave de K. Lumsy chamado Puftoss.

O quinteto voltam para a prisão de K. Lumsy, que este destroi um pedregulho que escondia um canhão que dispara em direção a uma ilha flutuante que abrigava a entrada do Floresta de Fungus e o grupo mostrou 50 Bananas Douradas pro Locker B. Dentro do mundo havia duas opções: mudaram o período do dia ou pro período de noite. Isso porque existem em algumas figuras de sol e lua nas portas que pode ser aberta depende o periodo. Além disso, os Kongs receberam uma atualização interessante de Funky: munição que pode guiar sobre os inimigos. Chunky deu 300 bananas onde desta vez é ele que vai enfrentar Dogadon pra ganhar a quinta chave da gaiola. Os Kongs depois voltam pra prisão sendo que K. Lumsy explode um pedregulho que trancava a entrada das Cavernas de Cristais e tambem o pedregulho que continha um canhão que dispara na direção da entrada do Castelo Arrepiante. O quinteto então mostra as 65 bananas pro Locker B. Aqui, os Kongs recebem a terceira melancia de Candy. Os Kongs receberam sua últimas poções de Cranky, Tiny recebe capacidade de usar o Banana Transportadora, foi usada para impedir Kosha que estava criando um terremoto para dificultar os Kongs. DK novamente entra no portal de Troff & Scoff dando 350 bananas pra eles e enfrentar Army Dillo pela segunda vez.

Os Kongs voltam prisão de K. Lumsy se dirigindo ao castelo assustador, onde tiveram que mostrar 80 bananas para B. Locker. Este era o mundo a maior e mais desafiador ainda sendo que Kackle assombra os túneis, muitos Kremlings mortos-vivos vagam por todo castelo e os Kongs também receberam a última atualização. Desta vez todos os Kongs dão 400 bananas pro Troff e Scoff pra enfrentar King Kut Out (uma caricatura de K. Rool que dispara lasers). Os cinco Kongs então termina de recolher itens nas duas ilhas.

Os Kongs voltam a prisão de K. Lumsy pela penultima vez e a entrada pro Elmo Esconderijo foi aberta. Infelizmente, K. Rool estava ciente da presença de seus inimigos e começou ativar a Blast-O-Matic. Felizmente na coleta das plantas Blast-O-Matic, Snide hackeia o computador principal colocando o temporizador e isso deu tempo suficiente para desligar os reatores vencendo desafios. Eles também coletaram as Medalhas Banana que eram a fonte e quando a máquina finalmente foi desligada, uma porta com o rosto de K. Rool abriu. Antes de entrarem, Diddy adquiriu a ultima coroa que estava em cima do computador. O grupo já infiltrando na sala do trono, K. Rool foge pro Rei Kruzador II e pra terminar, eles adquiriram a última chave e as Fadas Bananas quando abrem a portal com acesso da Moeda Nintendo e Rareware.

Quando K. Lumsy finalmente é libertado, K. Rool escapa com sua nave e após uma perseguição, K. Lumsy tropeça em uma pedra, bate na calda da nave e esta despenca atras da Ilha DK. Depois dos Kongs encontrarem o local do acidente, a luta final se dá dentro do casco da nave, onde o quinteto enfrentam o K. Rool cara a cara ate ser derrotado e a Família Kong comemoram a vitoria.

Jogabilidade[editar]

Esse é um jogo 3D com fortes ligações aos jogos de plataforma, semelhante a Super Mario 64 e Banjo-Kazooie. Existem um total de 5 Kongs jogáveis, cada um com habilidades e upgrades únicos. O jogador inicia com acesso somente ao Donkey Kong e deve avançar no jogo para libertar os outros 4 personagens como parte da jogabilidade.

Personagens[editar]

Jogáveis[editar]

Aliados[editar]

Animais Amigos[editar]

Inimigos[editar]

Oponentes[editar]

Locais[editar]

Itens[editar]

Dubladores[editar]

  • Donkey Kong: Grant Kirkhope.
  • Diddy Kong, Lanky Kong, Chunky Kong & K. Rool: Chris Sutherland.
  • Tiny Kong: Eveline Fischer.

Recepção[editar]

Donkey Kong 64 foi lançado com críticas no geral positivas, com pontuações variando entre 80% e 100%, com uma média de 88% no site Game Rankings. Alguns dos problemas mais citados foram o mal planejamento do modo multiplayer e o tédio e a dificuldade de algumas partes do jogo. Muitos compararam o DK64 ao Donkey Kong Country, dizendo que o fator de inovação e a impressão passadas não foram tão boas quanto os da série para o SNES.

de:Donkey Kong 64 en:Donkey Kong 64 es:Donkey Kong 64